terça-feira, 12 de janeiro de 2010

In the beginning...

Epa, não é por nada mas a inteligência desapareceu!
ELa deve andar algures num sitío qualquer que eu ainda não descobri, mas ao fim e ao cabo acaba por não ser apenas um problema meu mas geral!
Senão vejamos a coisa estranha no meio disto tudo: a média de entrada no curso de Eng. Biomédica foi de 17,7 (aprox.). É uma média alta! É suposte ser só gente cujo modo de lidar com o ensino já está "batido". E posso até dizer que estou a falar por mim, no secundário não era aluno de marrar mas tiravas notas razoáveis e suficientes para entrar em Eng. Biomédica.
E todos nós, que estamos no curso, entramos com notas altas...e agora vemo-nos lixados para tirar sequer uma nota acima do 13 ou assim! No meu tempo, no secundário, difícil era tirar abaixo de 15 LOL
E então diz-me tu, universitário ignorante, de onde vem esta "lack of inteligence"?

Pois bem meu caro, tens de ter em conta que acabaste de sofrer uma série de mudanças: já és maior de idade, já não moras com os pais, já tens até que ir ao dia da defesa nacional, já não apanhas os autocarros velhos da Tejo para ir para casa mas sim o metro (uau, em Torres Novas não havia disto!) e um autocarro a abarrotar da Carris, já és tu o único responsável por todo o teu estudo, é-te exigido um ritmo muito mais elevado (então ainda por cima entraste como o IST, que querias tu?), separaste de várias pessoas do dia para a noite (grande parte da família e amigos ficaram "para trás"), etc. Por outro lado, uma série de novas experiência de estão obrigatoriamente a fazer crescer: estás a ter um contacto com um "pré-mercardo de trabalho", estás a ter uma série de relações novas com pessoas novas, estás num meio diferente (saíste de um sítio do tamanho do técnico para um sítio onde está o técnico!), etc. A partir daqui e agora é que vais construir o teu futuro. Tens de ter noção que já não és nenhuma criança. Sim, tens alturas em que podes ser mas tens de começar a pensar em pensar (sim, propositadamente repetido) que daqui para a frente é a tua vida: tu tiras o curso, pensas em seguir estudo e seguir estudo não como um fim mas como um caminho que tens de percorrer, assim um caminho bonito...na base, vai ter que trabalhar como as crianças: a brincar!

É verdade meu caro universitário, tens toda a razão mas isto não fica por aqui, fica pois sabendo que mais coisas virão, mais crises virão, mais problemas virão, mais conquistas, etc.
A seu tempo, meu caro, a seu tempo...

1 comentários:

Ana Rita disse...

Estava eu no msn, quando reparo na frase aqui do Juego. Ora, ca vim eu, ver do que se tratava este blog...

Pois é, pois é..já começas a notar as diferenças do Secundário para o Superior...

[Chegas à faculdade de manhã, olhas em volta e perguntas-te "Mas onde estão aquelas caras conhecidas, que me diziam sempre "Booom diiia Juegooo""; entras para a sala e reparas que os professores também não são os mesmos de sempre; chegas a casa e os papás já não estão lá, e afinal de contas aquela não é bem a tua casa; já começas-te a esquecer palavras como "escola" e "stôr"; etc. etc. etc.]

Mas no fundo, é como dizes...novas etapas, novas vidas e sim, novas notas...
(quanto ao método de classificação no Superior é melhor nem dar a minha opinião, para não ferir susceptibilidades...lol)

...no fundo, sabes que não podes ser assim tão mau, porque afinal, entras-te no IST!


Quanto ao resto, há que fazer uso dos fins-de-semana, para matar as saudades... =)

Enviar um comentário