sábado, 16 de janeiro de 2010

Ignorante uma vez, ignorante sempre...

Como diria, se não me engano, Sócrates (o filósofo grego, desta vez não é o primeiro-ministro, o que vou proferir não faria qualquer sentido com essa personagem), “Uma vida que não é questionada não merece ser vivida”.
E essa é uma luta constante do dia-a-dia…levar as pessoas a viver, a questionar…é uma necessidade do mundo de hoje mas, simultaneamente, uma necessidade que não desperta na consciência de cada um, ora adormecida, ora moldada….

Senão vejamos: aposto que mais de metade das pessoas que conheço (estou a falar de “pessoas crescidas”) não se questionam acerca do mais básico. É que, a meu ver, embora tenha toda a sua importância a busca de uma resposta e eu seja a pessoa mais ignorante para falar disso, o facto de colocar a pergunta já é dar um passo em frente: é não moldar a consciência, é sabermos que somos ignorantes. Porque, de facto, o somos! Eu moro numa casa onde não sei certamente a origem ou funcionamento de mais de 70% das coisas que nela estão. Por exemplo, como raio trabalha a máquina de lavar a roupa? Certo, dá umas voltas, água e sabão e aquilo fica limpinho…e a partir daí? Eu nem faço a mínima do que é a electricidade que a alimenta. Sei que a alimenta e que é preciso para aquilo funcionar…e que é ela afinal?

No meio disto surge-me à uma maneira lógica de fazer ciência mas que me parece um método um pouco erróneo. A isto está associada a teoria da evolução ou até mesmo a medicina. Há certos factos, e isso é que me mete um bocado de espécie, que se explicam por si mesmos. O que é super estranho, pois tendo em conta uma relação temporal dos factos, um facto deveria explicar-se com uma sucessão de outros. Exemplificando, porquê é que nós temos mãos? A resposta, prática, é porque dava jeito. No fundo, vai tudo dar a isso…”Numa população nasceu um indivíduo melhor adaptado e esse sobreviveu e possibilitou que os seus descendentes fossem portadores de tal característica. Ao longo dos tempos, novas adaptações poderão ir surgindo, vingando aqueles que melhor adaptados ao meio estão e também eles transmitindo essas características aos descendentes. ”.

Reparemos que é algo super lógico, tem todo o sentido, mas é estranho explicar-se um facto por si mesmo! E vejamos um exemplo mais concreto e neste nota-se muito mais: Porquê é que o ventrículo direito do coração é maior que o esquerdo? A maioria das pessoas responderá que é porque um vai bombear sangue para a circulação sistémica e outro para a circulação pulmonar mas como a circulação sistémica é muito maior comparativamente à pulmonar, é preciso muito mais sangue e daí o ventrículo ser maior (para não falar da concentração de músculo do miocárdio nessa zona). Não é estranho definir a razão de ser de algo com a razão da sua função?

Eu posso não saber metade das coisas que me rodeiam…e até gostava bastante de as saber…um dos meus grandes mistérios é o fogo. Um dia perguntei à minha professora de físico-química o que era o fogo. Ela só me disse que era um meio de libertação de energia. Não gostei da resposta mas por acaso não me esforcei em procurar muito, e achei a pergunta sem qualquer possível avanço para a ciência que a informação acerca de tal deve ser pouca.

Tudo isto apenas para salientar a importância de não moldarmos a nossa consciência, questionar aquilo que deve ser questionado do modo certo. “Porquê é que o tambor da máquina de lavar a roupa roda assim tão rápido?”. “Medicinamente falando”, diriam que era porque querias a roupa bem lavada e quando mais rápido, mais rapidamente a tinhas lavada e melhor porque mexe mais água. Logicamente falando (pelo menos segundo a minha), deve-se à força centrífuga que é induzida no mesmo. Mas depois vêm-me questões atrás de outras: afinal o que provoca essa força? Depois venho a saber que é uma transformação de energia eléctrica em energia mecânica que nunca aprendi como ocorre, mas apenas que ocorre…

E assim nas calhas de roda
Gira a entreter a razão,
Esse comboio de corda
que se chama o coração.


PS: Ignorante, isto é da Autopsicografia de Fernando Pessoa, está bem?

2 comentários:

nmmb disse...

Bem a partir de hoje vou começar a aprender o funcionamento de uma coisa por dia!
Vou começar com a cabeça do juego!
Por isso elucida-me como passas do Folhado Misto, para este blog cheio de prestigio?

Cumprimentos ignorantes

Manel disse...

O ventriculo esquerdo é que é maior que o direito! :)

Mas sim, isso que dizes é verdade. A maioria desta geração não está minimamente a par do que se passa no mundo à sua volta, só pensam em estudar(os que o fazem) e vida boémia(os que o não fazem), não querendo tirar valor a isso, muito pelo contrário, que também deve ser feito com equílibrio, mas a verdade é que não se interessam minimamente por outros assuntos que fujam do habitual escola/noite/whatever...

Analogamente: "O médico que só sabe de medicina nunca será um bom médico"

Abraço

Enviar um comentário