sábado, 16 de janeiro de 2010

O ignorante mudou? Não, é sempre ignorante...

Tal como diz a música de Sérgio Godinho:
Se tenho os olhos no chão não é por estar derrotado,
é para ver o futuro em função do meu passado,
e é para ver o caminho,
e é para ver o que calco,
que eu não ando nas nuvens a pisar pó de talco.


E isto a propósito, meu caro ignorante, de um tema importante: a mudança e as pessoas.

Vejamos: certamente todos nós já nos demos pessoas com quem já não nos damos (ou pelo menos tanto como dávamos), todos nós nos "zangamos" com outros por razões que podem ter sido completamente pláusiveis ou estupidamente erróneas. Mas qualquer acto que tenhamos, qualquer acção fora do normal, acaba por ser visto pelas outras pessoas com um ponto de vista completamente diferente do nosso. E, maioritariamente, essa perspectiva do agente externo está associada à mudança da pessoa em causa.
Dizem: - Mudaste!, - Não és o mesmo., - Inicialmente até pensei que eras...mas afinal és...

Mas há uma inexplicável aversão humana à mudança. O que nós queremos é estar muito bem, sem ninguém incomodar sem ninguém a chatear. Mas a mudança é precisa! E para o mundo mudar, as pessoas têm de mudar!

Estamos num tempo de desafios: aquecimento global, clima político com propensão para bélico, problemas sociais nunca antes enfrentados por antepassados nossos (ou pelo menos com "soluções eficazes"), insegurança...E temos de lutar contra tudo isso. Temos de mudar...e, fazendo alusão ao post anterior, mudar também é consciencializar. Há um longo caminho para a sociedade poder ser um ideal, começando com a nossa ideia intrínseca acerca dos diversos valores humanos. Há uma "falta de humanidade" nos dias que correm. E eu só recentemente me apercebi disso.

Como dito há uns tempos, "saíste de um sítio do tamanho do técnico para um sítio onde está o técnico!". Do meio onde saí, tudo era "humano", todos se conheciam, todos se ajudavam. É um conceito estranho, mas, por muito distante e estranha que fosse essa ajuda, contava como tal (nem que fosse por saber que lá fora todos estavam a falar sobre ti, "preocupados"). Isso fazia com que não se notassem actos em que "faltasse ser humano". No meio onde agora me encontro que é, destaco, "onde está o técnico", há muitas acções que tornam o limiar entre animal e humano um valor que tende para zero. Afinal, todo o mundo anda trocado. Bêbado vá, senão não dava tanta volta. Vejamos a definição de cidade: "estabelecimento humano com um certo grau de coerência e coesão". Destaco a parte "estabelecimento humano".

Idealmente a cidade é perfeita, um estabelecimento humano (ou seja, muito amor e carinho, muito dar e receber) mas com um grau de coerência e coesão (eu dou-te 2 camelos tu não me dás 2 amendoins, óbvio, dás-me um carro ou a tua mulher ou assim, deve dar!). É só as pessoas mudarem, e isto muda. Falta o click.

E de onde vem o click?
Answer: Política

A politica quase que dá para fazer daquelas adivinhas de qual é a coisa qual é ela que não serve para nada mas muda tudo ou assim. Se politicamente conseguissemos controlar a economia do país, ocm igualdade de oportunidades, etc. conseguiríamos que as pessoas se sentissem mais confiantes e assim tentar chegar ao ideal! Não, as pessoas não devem ser todas iguais, tal como não o são, mas devem aprender a aceitar todas as diferenças que possam haver. Se não as aceitar, pelo mennos tolerá-las!

Ignorante, diz-me: para que serve a política?

Pois é verdade meu caro, a política tem um papel estranho mas eu bem sei que tu também queres ir para a política. Lembraste de ter dito que querias ir para primeiro ministro? Já que estás com essa fezada toda, vê se te orientas politicamente e enveredas por um ramo politico. Sim, já sei que estás convencido que daqui a 10 anos o CDS-PP está a ganhar eleições. E sim, da maneira como o PS e o PSD andam a coisa fica preta. O PCP e o BE acho que não vão querer que ganhem pelo preconceito comunista e pelo da nacionalização. E então se ela não serve para nada, agora diz-me tu, para que te queres meter nela?

Oh ignorante, a política acaba por não ser apenas esse posto que se ocupa para "estar bem na vida". Eu tomo isso como uma missão, é uma responsabilidade acrescida, um trabalho duro...ou arriscaste a levar com uma população em cima e isso não é muito aconselhável, creio...Há uma enorme falta de comunicação entre o Governo e a população, é preciso saber o estado do país! Eu não sei como está o meu país, mas tenho noção que está doente! Então digam-me ao menos qual é a sua temperatura! É esse o primeiro passo, todos somos um país e todos nós temos volantes e vontades para o guiar, só que não conseguimos optar por um caminho porque não temos opção de escolha!

E mudança? Pois bem, quando pensar em ir para a política talvez isto mude...Ok, talvez não um homem mude isto, mas só peço umas vontades...e uns votos...o resto deve vir por acréscimo...

Vá, politicas agora não...Ignorante tem de dormir cedo. Boas Noites!

1 comentários:

Ana Rita disse...

"Quem luta, nem sempre ganha.
Quem não luta, perde sempre."

(pena que por vezes, a política, nomeadamente algumas ideologias, são conotadas com os mais variados adjectivos...pena que por vezes, parece que a presença de uns, incomoda bastante outros...porque será?)

e nem todos têm a capacidade de lutar por si, nem mto menos por todos...

Enviar um comentário