segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Ignorante, ignoras-te?

Ignorante, já pensaste que o mais provável é não te conheceres?
Lembro-me de certas alturas em que eu estava nas belas aulas de filosofia (sim senhor, Prof. Victor e Prof.ª Teresa não perdoam, é bonito discutirmos com eles) e aprendi que nós nunca conseguimos transmitir exactamente o que pensamos. Na base, que a linguagem não é o nosso raciocínio: é uma expressão dele e, como tal, não é completo. Uma das coisas mais belas (e que infelizmente já não sei de cor) que me lembro de ter aprendido nas aulas de filosofia é a Teoria da Não-Existência de Deus, de Descartes. É minimamente "porreiro pah!", um senhor naquele tempo, e com toda a vaga de beatos existente, colocar um tal raciocínio, sujeitando-se à fogueira...

Agora todos nós fazemos raciocínio e eu faço-os aqui que se farta e, felizmente, não me estou a sujeitar à fogueira. Mas, afinal, de que somos nós feitos? Todo o nosso ser (ao qual está inevitalmente associada a nossa experiência) não tem como base as conclusões que nós tiramos dos nossos raciocínios? Se nós fazemos os raciocínio e se tudo o que concluímos tem tudo isso como base, nós somos raciocínios! Mas reparemos que, se na linguagem não tiramos toda a mensagem do que pensamos, como poderemos nós, "falando connosco mesmos", sermos o que pensamos?

Eu posso ter certos raciocínios, tomar certas acções...e depois, raciocinando sobre os mesmos, tiro as minhas conclusões e posso dizer: "Epa, agiste mal!" ou "Tu és mesmo estúpido!". Poder, posso! Mas corresponderá àquilo que somos? Eu ao fazer isso, qualquer outra pessoa poderia fazer o mesmo raciocínio e chegar às mesmas conclusões. Mas, para o mesmo factor de comparação, poderão existir opiniões diferentes! (afinal, é isso que nos faz diferentes)

Isto para dizer que nós não temos noção do que somos. Poderemos ser a pessoa mais sensata e consciente que pensamos que somos, mas não o somos. Quantas vezes não aconteceu já uma pessoa que diríamos "Ele nunca fará isto!" e depois vemos a cometer as maiores loucuras?

Pois é, ignorante...por mais que tentes, não sais do teu estatuto...

0 comentários:

Enviar um comentário