sábado, 30 de janeiro de 2010

Ignorante, fazes manigâncias?

Hoje mesmo, há momentos, ouviu-se muitas vezes no debate quinzenal a palavra manigância. Aqui fica um exemplo:


Ora, mas afinal o que é manigância?
Novamente recorrendo ao meu amigo Priberam:
s. f.
1. Infrm. Manha ou arte com que se fazem habilidades de mãos.
2. Fig. Manobras ocultas com que se fazem bons negócios.
3. Tratantada, manivérsia.

Mas depois perguntei-me o que é tratantada (ou manivérsiva), e o meu amigo novamente me ajudou:
s. f.
Acto ou dito de tratante; velhacaria; burla.

Ora, mas em que país vivemos nós em que se fazem burlas ou, para não ser tão directo, manobras ocultas com que se fazem bons negócios?
E isto tudo por causa de um orçamento de estado, uma coisa que o mais próvavel é que haja outra crise mundial e que volte tudo à crise, e depois sai outro orçamento e estamos outra vez na crise...isto sem um ignorante a primeiro-ministro não vai lá...


Mas afinal o que é um bom orçamento de estado? E um mau?
Há uns tempos eu tinha feito um post em que, na base, dizia mal do curso de medicina. É relativo. Aquilo que eu disse de mal e que por mim foi visto como defeito, pode ser visto como uma vantagem para outros ou até mesmo como uma vantagem para mim daqui a algum tempo. Há que ter em conta que todos os conceitos de bem e mal são altamente subjectivos.
Por exemplo, este primeiro semestre não me correu tecnicamente bem. Ok, ainda não está 100% acabado mas em príncipio passa-se a tudo. Poderia colocar a seguinte questão acerca disto: lixo-me para as notas que tive (passei, pronto!) e concentro-me nas disciplinas do próximo semestre ou inscrevo-me para melhoria às disciplinas de modo a puder, potencialmente, subir as notas (contudo, poderia gastar algum tempo com disciplinas que já deviam estar feitas e descorar as outras)?

É uma escolha, ignorante (ou uma ignorante escolha). Porque, por um lado, é uma decisão que poderá influenciar o teu percurso vital. Por outro lado, é uma escolha em que não conheces o que vais calcar, daí ser ignorante.

Ignorante, tudo é escolhas agora. No outro dia ouvia a minha tia a fazer uma comparação estranha com esta vida universitaria: No outro dia, ia a sair de casa, e decidi ir pela direita, foi uma escolha, se calhar se fosse pela esquerda tinha um acidente!
Ao que me apetece responder tal como o meu tio me respondeu a um sms: Hoquéi!

Ah, e estou seriamente a pensar em trocar de telefone:

1 comentários:

Nuno Barreto disse...

Um debate Quinzenal, duas palavras novas, quem diz que a assembleia não é boa para o pais?

Ainda assim prefiro ver o Banana Phone!

Enviar um comentário