sábado, 27 de fevereiro de 2010

Ignorante, vês TV?

Acho impressionante (vá, não acho porque tem lógica...mas é uma palavra que cai super-bem nesta reflexão) a influência que a TV tem nos nossos dias. Quem diz televisão, diz o futebol ou outros temas de relevo nas sociedade ociosa dos dias de hoje. Vejamos o exemplo: tive o dia da defesa nacional no dia 23 de Fevereiro de 2010. Acabou mais cedo. Porquê?
Porque jogava o Benfica! Isto foi dito pelos mesmos!

Mas não me pretendo referir a estes factos ocasionais. Refiro-me ao poder da televisão em desviar atenções.
Como sabemos, o estado do país não está bom. Mas isso todos sabemos! Mas quão mau está? Isso já ninguém sabe porque a televisão já não noticia coisas de qualidade. Noticia o que está na berra: O Benfica ganha muito, o Sporting também mas ao contrário, o Sócrates tem o telefone sob escuta, o Armando Vara assicou uma carta que não devia assinar, o Paulo Rangel está mais gordo, etc.

Só o facto de o Benfica andar a jogar espectacularmente bem desvia as atenções das pessoas e até as mete mais felizes! E o país? Quem pensa nele? Os fãs de futebol (quem diz futebol diz Benfica) não são certamente...

Mas vejamos agora um tema aparte: a lei.
Segundo o utilitarismo, é suposto que a lei faça o maior bem ao maior número de pessoas. Contudo, essas leis nem sempre são justas e a quem é remetido o julgamento desses casos de injustiça? Aos juízes e tudo o mais. Mas vejamos que nunca o são a quem as faz!
Daí a lei ser algo extremamente ambíguo pois actualmente, embora se tente fugir de toda a subjectividade inerente à mesma, está sempre tal coisa patente.
Há uns anos foi feito um decreto-lei que dizia (assim por alto) que o transporte de petróleo tinha de ser feito apenas num certo tipo de reservatório. Por acaso, esses reservatórios apenas tinham um produtor em Portugal. Que, por acaso, era um dos ministros. Entretanto a empresa faliu e ninguém transportava nada.
Pode parecer fantasia mas foi mais ou menos isto que aconteceu. Eu não sou a TVI nem nada desse género mas este parece-me que tem algum cunho pessoal...

E será que devemos juntar as duas coisas? A lei e a TV? Hum...have some doubts about that...
Já imaginaram o José Sócrates a apresentar o Jornal Nacional?
Pois, eu também não...

0 comentários:

Enviar um comentário