quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ignorante, quando achas que o mundo acaba?

Com muita empolgação (NOT!) vi hoje um espectacularmente mítico documentário acerca do fim do mundo. Epa, até me pareceu um espectaculo interessante, tem o seu quê de científico, o seu teu quê de miticismo...um O Código Da Vinci, para quem gosta...

Nesse documentário gira e regira uma data (que dizem que é para o fim do mundo): 21 de Dezembro de 2012. Eu ainda acredito que o Chuck Norris vai estar a beber um café em A Brasileira no dia 23, já o Fernando Pessoa não...

E porque dizem que é o fim do mundo? Pois bem, é tudo baseado em profecias de Nostradamus e peculariedades do calendário Maia. Aquilo que tentaram fazer foi juntar um conjunto de pessoas que diz que o mundo acaba em 2012 para ver se acreditamos (há que dar mérito ao trabalho, ao menos fizeram um conjunto de amigos!).
Os argumentos são mais ao menos estes (seguidos de uma opinião):

1. Os Maias só tinham o calendário até 21 de Dezembro de 2012
Esses senhores, que até faziam jogos de futebol e matavam o capitão da equipa que perdia, só tinham calendário até essa data poque pensavam que o mundo acabava aí. E, segundo aquilo que dizem (oiço a minha vizinha falar disto todos os dias! Upa, upa!) os Maias eram uns astrónomos e astrólogos (sim, os signos também aparecem misturados no documentário) do caraças! Daqueles que olhas para eles e dizes: Maias, uns astrólogos do &%$?#§*!. E eles conseguiram prever que exactamente a 21 de Dezembro de 2012 ia ocorrer um alinhamento ali perfeitinho entre o sol e o centro da galáxia e que isso ia fazer o mundo acabar. Bonito, não?

2. Aqueles índios que têm poderes como o macaco de O Rei Leão também dizem o mesmo
Dizem que vai aparecer a Estrela Azul, nome de um espirito que dizem que é para lá de mau, pior que o Chuck Norris!

3. As pirâmides da civilização egipcia estão alinhadas com o cinto de um senhor de uma constelação
Epa, apeteceu-lhe desenhar o senhor na areia...mas depois veio o vento!

4. O Nostradamus escreveu umas coisas maradas!
O senhor Nostradamus, sim senhor, desenhava muito bem...e dizem que até escreveu as coisas num código que só agora pudesse ser decifrado para não ir para à lareira! Sim senhor, ele também podia perceber de astronomia mas de escrever uns poemas e desenhar umas coisas apocalipticas até ao fim do mundo, coise!

5. Análise da Biblia
Um matemática qualquer israelita analisou e Biblia e viu que, se não me engano, a data 21 de Dezembro de 2012 e "Fim do Mundo" se cruzavam visto de uma certa interpretação.

Enfim, são só coisas que dizem que o mundo acaba nessa data. O pormenor, no fim do documentário contradizem-se. Dizem algo como: Poderá ser uma altura em que Roma cai e construímos uma ciência unida com o espiritualismo!. Sim, é bonito (NOT!), mas então não há fim do mundo, há é início de outro!

Análise própria: poderão até ter previsto isso tudo, e pode até já estar prevista uma extinção em massa por razões desconhecidas, e o ano de 2012 pode até ser um ano chave na história do planeta mas daí ao fim do mundo, parece-me um abuso.
Há algum tempo também houve uns senhores que se puseram numa gruta escondidos a pensar que o mundo ia acabar (em Maio de 2008, se não me engano) e antes de 2000 também diziam que o mundo ia acabar...só que o mundo vá acabando como tem ido, já não é mau!

Bem, vou é ver se abasteço a dispensa de pipocas e compro convites que tenho de ir preparar uma festa para o dia 21 de Dezembro de 2012. Quiçá se não será um espectaculo bonito de ver do cimo da Torre Vasco da Gama!

0 comentários:

Enviar um comentário