domingo, 14 de fevereiro de 2010

Ignorante, és bem-sucedido?

Este post é de modo a elogiar ou dar valor, como quiserem, aquilo a que se deve todo o nosso sucesso: aos nossos pais.
Vai parecer lamechas (não, não vai) mas a realidade é que, pelo menos a vida de metade de nós universitários depende deles. E que é de uma pessoa sem formação? Pois, é isso mesmo...

Falando de casos concretos. No outro dia estava a ter uma conversa com o meu tio em que ele dizia para a minha tia:
Repara que os teus pais são aquilo a que eu chamaria de heróis. No meio em que estão, sendo ele uma aldeia, conseguiram de certo modo antecipar o futuro e tomar consciência da necessidade de uma educação. Lá, de certeza que muitas das pessoas que andaram contigo na escola, fizeram o 4º ano e foram trabalhar, dar ao cabedal. Agora, se pagar a educação a um filho já é complicado, conseguiram pagar a 3 filhas tendo apenas em conta os rendimentos de um café e de uma mercearia.

E este raciocínio tem toda a sua razão de ser. Afinal, se não fossem eles, nós não teríamos a educação que nos diz que devemos seguir aquele caminho e não este, não teríamos a mesada sempre ali a cair certinha, deveríamos ter que trabalhar para nos sustentarmos e, provavelmente, deixaríamos os estudos...Em resumo, o mundo estaria entregue a quem tem sorte e não a quem trabalha (sim, há muito cão com sorte mas tenta-se metê-los a trabalhar).

Bem, tenho de ir trabalhar que o mundo está para quem trabalha, quem trabalha é audaz, e a sorte protege os audazes...

0 comentários:

Enviar um comentário