terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Ignorante, fazes frases/bora ser pombo?

Então não faço!? Curte-me só esta feita ontem à noite:
Para que quero eu ler sobre o presente e o futuro? A esses os espero!

Porreiro? Pois bem, eu poderia dizer inúmeras frases mas a liberdade de expressão está pelas ruas da amargura e como poderei eu dizer se depois o Sr. Eng. José Sócrates (sim, quer queiram quer não, é engenheiro inscrito na ordem dos engenheiros) chega-me a roupa ao pêlo? Digo desde já que gostei bastante do seu discurse de há momentos...

Mas que raio é isto da liberdade de expressão? Estão a dizer que ela não existe?
Existe sim senhor! Estão todos malucos pah! Esta gente às vezes parece que não sei! Aquilo que não há é uma coisa com outro nome: é liberdade de imprensa (pelo menos segundo as noticias da imprensa).

Mas hoje venho aqui falar de pombos!
Estava hoje calmamente à espera do comboio e que vi eu em Lisboa? O que é que é a coisa mais rara que nunca se vê em Lisboa? Exactamente, os pombos! E então pensei: Até nos pombos se nota a diferença entre o campo e a cidade! Em Lisboa eles passeiam e até lhes dão comer![no outro dia na estação rodoviária, uma senhora a mandar bolo mandou para mim. Devia ter cara disso] Se fosse na aldeia, era logo para canja![Tirando um pombo que era de um senhor de cá que o seguia sempre, era uma coisa linda!]

E então surgiu-me uma ideia um bocado descontextualizada mas com o seu sentido. Reparemos que todos os pombos em Lisboa são felizes. Nascem, crescem, não se esforçam por alimento, a probabilidade de serem canja é minima, acasalam, têm mais pombos, morrem e ainda são varridos por um varredor da câmara municipal. E isto é serem felizes: conseguem o melhor com o mínimo esforço (ou é ser preguiçoso?).

E nós? Já reparamos que a felicidade por nós procurada tem por base tudo aquilo que é feito pelo homem? Ai Ai, eu vou ser feliz! Vou tirar o curso, vou ter emprego, vou ter uma familia e pronto, viveram felizes para sempre!
Mas já repararam que toda essa felicidade está assente em coisas do homem? Quero tirar um curso (os animais têm curso?) para ter um bom trabalho (os animais trabalham?) para ganhar dinheiro (os animais têm dinheiro?) de modo a sustentar a minha família (os animais não precisam de dinheiro para sustentar a família) e para poder manter-me vivo, feliz e estável com o resto da familia (os animais têm família estável e não têm curso).
Pois bem meus caros, eu não sei o que é a felicidade nem sei o que os pombos acham acerca dela...
Mas uma coisa é certa: não é a fazer frases que vou lá ter!

0 comentários:

Enviar um comentário