quarta-feira, 3 de março de 2010

Ignorante, mudar?

A resposta é não.
E mudar a que nível? Pois bem, a questão aqui coloca-se com os amigos.
Os acompanhantes e amigos do ignorante sabem que o mesmo é pessoa de ter amigos, como é óbvio e como qualquer pessoa os tem. Mas o ignorante tem uma coisa que alguns (não) têm, outros não: ele não gosta de ter amigos "sempre" com ele.

Óbvio que quero amigos! Quem não os quer? Eu refiro-me àquela espécie de amigo que anda sempre contigo, não te larga, etc. Digamos um amigo que chega a ser o "grupo". E porque não isto? Bem, não vou dizer que é errado, mas cada método tem as suas vantagens e desvantagens. Enunciemos os dois casos:

1. Tenho um amigo que anda sempre comigo e ele é o meu melhor amigo.
Muito bem, tenho amigos. Tenho pessoas a quem posso confiar tudo. Contudo, isto acarreta uma enorme desvantagem: é muito mais fácil desiludir uma pessoa que ande sempre contigo do que uma que está de vez em quando. Toda as acções, "tudo o que se faz", tem de ser dito a essa pessoa e, consequentemente, se alguma das acções que tomamas é mal vista por essa pessoa, fica-se logo "fni" com essa amigo ou, vá, "com algo entalado na faringe".

2. Tenho um amigo com quem estou de vez em quando.
Muito bem também! Tenho amigos, tenho pessoas em quem confio, passo tempo com eles, etc. É esta a filosofia de um ignorante universitário. Desvantagem: por vezes recai-se na solidão. Digo nitidamente, e por experiência, que normalmente recaio na solidão quando mais rodeado de pessoas estou. Isto pode parecer estranho mas segue bastante esta raciocínio. Como estou poucas vezes com esses amigos, quer-se estar mais vezes e, impossibilitade de estar mais vezes, recai-se em tal. Daí talvez a vantagem de ter um amigo "às costas": como se está sempre em contacto com ele, não há "falta de mais vezes".

Óbvio que essa solidão não é aquela de andar de um lado para o outro a chorar pelos cantos. Apenas nos sentimos num dia não. Isto porque chegamos a pensar Epa, estás a fazer figura de parvo! Todo contente que ias estar com os amigos e depois de estares com eles ficas mal!? É coisa de gente estúpida!
Mas enfim, isto acaba por ser um bocado só estou bem onde não estou.

O essencial é: figuras de estúpido, fazemos muitas. Mas fazemos menos se pensarmos um bocadinho antes!

E venho aqui apenas deixar um apelo: oiçam B Fachada, logo faço post acerca deste senhor.

0 comentários:

Enviar um comentário