segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ignorante, e se a mitocôndria fizesse birra?

Bem, hoje diante um brilhante (ou não) estudo de Biologia e Geologia, matéria de 11º ano, Teoria Endossimbiótica, vejo que sou feito por células!
Mas não são umas células quaisquer! São células que há uns milhões que anos estabeleceram uma relação de simbiose com uns seres que, segundo muitos, uns patamares abaixo mas que sabiam aproveitar as moléculas ôrganicas bué bem!

Já viram a complicação que nós podemos estar a fazer de tudo? E se agora as mitocôndrias passassem por uma crise conjugal, em que se recusavam a lavar a loiça e a aspirar a casa, vendo-se obrigada a abandoná-la? Acho que era minimamente interessante porque, se fosse possível ainda continuarmos vivos, íamos ter movimentos em câmara lenta devido a toda a nossa energia ter apenas proveniência da fermentação...na prática, é o que se chama não nos aguentarmos nas canetas! Isto seria altamente vantajoso para uma minoria humana: os consumidores de cerveja que já fermentariam sozinhos, sem auxílio de qualquer factor externo. E mais: nada a ver com alcóol! A excreção é ácido láctico. Talvez daí o cheiras a leitinho: um ancestral nosso vivia da fermentação e pronto, foi nitidamente discriminado por toda e qualquer réstea de raça humana existente à superfície do planeta! É o mundo em que se vive!

Mas agora a parte filosófica: já viram que nós não vivemos das coisas mas das relações delas? Nós não somos vivos por causa das mitocôndrias, do DNA, do complexo de Golgi, etc.! Não senhor! Nós somos vivos pelas relações que todos eles estabeleceram!

Imaginam o quão giro era aparecerem agora aqui uns ET's e pensarem: Epa, estes gajos são mesmo complicados! Não são capazes de pegar numa só coisa e fazê-la desenvolver, tem sempre que ser com ajuda de outros organismos!

O quão mau seria se todo o castelo de cartas que estamos a fazer tivesse pernas mentirosas!

1 comentários:

Eduarda disse...

Muito Bom! lol

Enviar um comentário