quinta-feira, 11 de março de 2010

Ignorante, és grego ou romano (sim, não é troiano!)?

Bem, este post deve-se a cadernos que vi sublinhados sem razão aparente. A história é mais ou menos (assim por alto, vá!) a seguinte:
Ia eu de bicicleta pelos campos de alecrim
(ai eu ia tão contente porque estava sem um rim!)
quando vi o colorido caderno da minha irmã,
o de história, essa coisa vã...

Laranja, rosa, verde e a amarelo
(as cores com que o amarelo eu estrelo),
marcadores de fundo fundavam afincadamente
o fundo falso da folha em vista ("fista"?) permanente.

Ao ver tamanha aberração eu questionei
(nem por isso, mas observei):
Pôrquê essas cores? Isso tem alguma lógica ou é só bonito?


As história acaba aqui porque ela não respondeu. Mas daqui vem a parte filosófica (ahah!).
Bem, segundo uma das minha professoras de história (aquela coisa vã), e peço desculpa por não me lembrar do nome, duas frases simples apra caractarizarem os gregos e os romanos (se é que não estou a trocar):
Gregos: Tudo o que é belo, é útil.
Romanos: Tudo o que é útil, é belo.

Ou seja, enquato uns apreciavam a estética da coisa, uns apreciavam ver as engrenagens a funcionar (sim, daquela altura já se torturavam pessoas com maquinaria bela! E como era útil, era belo, eles gostavam!).

Agora digam-me: a minha irmã sublinhou aquilo daquela maneira (descrevo: uma página inteiramente sublinhada. Um parágrafo laranja, outro rosa, outro verde e outro amarelo.) grega ou o romana? É que acho que afinal foi pelos gregos mas os gregos actualmente já não se safam (se eu for sublinhar as coisas porque são bonitas os profesores lixam-me!).

Acho que ela está a precisar de uma romanização...

1 comentários:

Anónimo disse...

Nada a ver mas agora lembraste me uma certa conversa filosofica que tivemos uma vez sobra canetas de cor e a sua utilidade. Lembras-te? Ahh bons tempos esses do secundário.

PS: só quero salientar que o riso ignorante do dia fui que to enviei. A Mina domina! :D

Enviar um comentário