quarta-feira, 17 de março de 2010

Ignorante, reflectes?

Oh, então não reflicto?
Este post tem vertentes: a física e a filosófica (que diferente, hein?)!

Tudo isto vem a propósito de uma frase por mim dita:
Eu? Todo eu sou reflexões!

Fisicamente, é sim senhor! Todo o "eu visto" são reflexões! Eu apenas vejo as coisas porque elas reflectem a luz. As coisas não são estrelas. Tudo aquilo que eu vejo é possível "ver" (peço desculpa pela redundância) só e apenas porque elas têm uma característica muito particular: reflectir!

E agora a parte filosófica. Que mais somos nós que não reflexões? É que não só exteriormente apenas somos visíveis como reflexões mas também todo o nosso "interior" é apenas feito da nossa capacidade de reflectir. Crescemos com base na nossa capacidade de reflectir aquilo que nos é reflectido pelo mundo. Se não tivessemos essa capacidade de reflexão, a nossa reflexão para as outras pessoas seria apenas vista como parte de um mundo mas não como parte do mesmo mundo. Sem essa capacidade, os "mundos não se juntavam".
Isto apenas para que vejamos como é importante não apenas a própria existência das coisas mas sim (e principalmente) a ideia que temos das coisas.
Afinal, essa ideia é que vai influenciar a nossa maneira de agir...e de reflectir!

0 comentários:

Enviar um comentário